10 Dicas Para Um Verão Nutritivo

O cuidado com a alimentação das crianças nas épocas de mais calor do ano é algo que a gente, os pais, não devemos esquecer nem ignorar. A alimentação é tão importante como o sono e as atividades, para que as crianças permaneçam com boa saúde.
Para que os nossos filhos tenham de uma boa alimentação, é necessário que consideremos alguns conselhos úteis. O verão oferece muitas possibilidades para uma alimentação sadia.
Algumas sugestões da Nutri podem servir de guia:

1.

Estabeleça um horário para seu filho acordar, fazer as refeições, se divertir e dormir.

2.

Vigie para que o seu filho cumpra com todas as refeições: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Deve-se começar o dia com um bom café da manhã, baseando-se em leite, cereais, sucos ou pedaços de frutas. O café da manhã é muito importante para a saúde dele.

3.

Não se esqueça de hidratar o seu filho. Na praia ou na piscina, é importante que as crianças bebam muita água e se hidrate com sucos de frutas, se possível sem açúcar. A fruta, do mesmo modo que a verdura é uma fonte importante de vitaminas e minerais, sobretudo para as crianças. É rica em fibra e sua ingestão é mais que recomendável.

4.

Nos dias de mais calor, é conveniente oferecer alimentos leves para as crianças. As frituras devem ser evitadas. Melhor o consumo de alimentos cozidos, refogados ou assados. As saladas, assim como os sucos ou batidos, são muito recomendáveis.

5.

Os salgadinhos, refrigerantes, doces, chocolates e outros devem ser consumidos sem exageros. O consumo exagerado faz com que as crianças engordem muito durante o verão. Melhor usar alimentos mais naturais.

6.

A apresentação da comida também é importante. Uma comida colorida e atrativa chamará mais a atenção das crianças.

7.

Evitar deixar as crianças na frente da televisão o tempo todo das férias. O melhor é animá-las a fazer algum deporte, passeios, caminhadas, etc.

8.

E cuidado com o sol. As crianças devem usar proteção solar adequada. Tomar sol só nas horas de menos calor. O melhor é a sombra.

9.

O respeito às horas para alimentar-se é de vital importância. Nunca devem realizar as comidas com pressa. Uma boa mastigação favorecerá a digestão, evitando assim os gases e outros problemas intestinais.

10.

Dependendo do tipo de comida, deve-se respeitar o período de digestão quanto à hora do banho. Deve-se esperar pelo menos uma hora e meia ou duas depois de comer para banhar-se no banheiro, praia ou piscina. Um corte de digestão pode ocasionar dor abdominal, náuseas, vômitos e perda da consciência.